quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Como comprar com segurança na Internet?


A pessoa que idealizou a transação financeira com um cartão de plástico pela internet merece um prêmio. Ela conseguiu unir conforto e praticidade à prática milenar das compras. Devido à ação dos criminosos da rede, contudo, é preciso acrescentar mais uma característica: segurança. Ninguém vai apontar uma arma enquanto você estiver na rede. Mas, sem o devido cuidado, você pode perder dinheiro em um piscar de olhos – ou clicar de mouse. Saiba como se proteger.

Uma informação importante para entender o problema: o Brasil foi apontado como o terceiro país no mundo com o maior número de fraudes on-line, de acordo com relatório da empresa de segurança Symantec publicado no primeiro trimestre. Isso inclui o furto de informações bancárias e números de cartões de crédito.

Bernardo Carneiro, diretor da Site Blindado S/A, aponta uma das razões dessa popularidade entre os criminosos: “O comércio eletrônico somou um faturamento de 10,5 bilhões de reais em 2009 e o crescimento tem sido cada vez mais acelerado”. Com mais dinheiro circulando, cresce o interesse dos criminosos.

As empresas de segurança conhecem os riscos e desenvolvem continuamente mecanismos para evitar as fraudes. Mas não custa ficar atento a algumas dicas específicas de segurança.

Na hora da compra on-line:

- Verifique se a loja possui uma certificação de segurança: procure conhecer melhor os estabelecimentos virtuais que frequenta. Muitos deles possuem selos de empresas especializadas em proteção de informações. Invista parte do seu tempo clicando e lendo sobre essas companhias

- Fique de olho no HTTPS: já notou que os endereços na web utilizam as letras HTTP? Significa: Protocolo de Transferência de Hipertexto. O “S” é de seguro, utilizado principalmente em sites de bancos e lojas. Ele é a garantia – junto com a imagem de um cadeado no canto inferior direito da janela do navegador – de que você está em um ambiente mais seguro. Geralmente, a mudança de protocolo acontece apenas na hora de fazer o pagamento

- Antivírus e computadores: evite fazer compras a partir de computadores considerados públicos, como os do trabalho ou lan houses. Você nunca sabe o que pode estar instalado nessas máquinas. Em casa, deixe sempre seu antivírus atualizado. Não é uma prática demorada e pode evitar o roubo dos seus dados

- Confira a reputação das lojas: entre em sites que reúnem opiniões de consumidores, caso do Reclame Aqui, e confira a impressão de outras pessoas. Você pode ficar impressionado, já que muitas lojas são criadas apenas para levar o dinheiro dos consumidores desatentos

- Desconfie: não coloque seu número de cartão de crédito em sites praticamente desconhecidos que oferecem promoções inacreditáveis. Eles podem roubar seus dados ou lidar com contrabando. Nos dois casos, você pode não receber o produto – nem ver o seu dinheiro outra vez.

10 sintomas de Vírus no computador!



Seu computador não é mais o mesmo? Apresenta problemas diversos de performance e mensagens estranhas? Pois saiba que ele pode estar infectado por alguma das várias ameaças presentes na internet. De acordo com a Panda Security, além de um antivírus, é necessário que o usuário tenha conhecimento dos sintomas para identificar os problemas e reagir de acordo. A seguir, você confere 10 comportamentos de máquinas possivelmente infectadas. Fique de olho:

1- O computador “fala”
Existem diversos tipos de pop-ups, mensagens e comunicados que informam uma infecção e a necessidade de proteção do seu computador. Se qualquer tipo de mensagem aparecer é porque pode haver um spyware no seu PC ou você foi infectado por um antivírus falso (também chamado de “rogueware”).

2- O computador está lento
Isto pode significar muitas coisas, incluindo a infecção por vírus. Já que ameaças virtuais (vírus, worm, Trojans, etc…) podem executar tarefas que consomem muitos recursos, fazendo o sistema funcionar mais devagar que o habitual.

3- Os aplicativos não iniciam
Quantas vezes você tentou executar um aplicativo e nada aconteceu? Às vezes, um programa pode até não funcionar, mas como no caso anterior, esta pode ser uma evidência de que algo está errado. Note que alguns programas não são totalmente compatíveis com o Windows Vista ou 7. Isso pode fazer com que eles precisem de permissões especiais para rodar.

4- A Internet não conecta ou está lenta
Perda de comunicação com a Internet é outro sintoma comum de infecção, embora possa ser também um problema com seu provedor ou roteador. Outro indicio, é quando a sua conexão fica mais lenta do que o habitual, pois um malware pode estar conectando a uma URL ou abrindo sessões separadas de conexão, reduzindo sua largura disponível de banda, ou tornando praticamente impossível o uso da Internet.

5- Quando a Internet está conectada, todos os tipos de janelas abrem ou o navegador exibe páginas não solicitadas
Este é outro sinal de infecção. Muitas ameaças são projetadas para redirecionar o trafego para determinados sites contra a vontade do usuário. Estas páginas podem ser imitações de páginas legítimas para tentar te enganar, quando na verdade é um site mal-intencionado.

6- Os arquivos pessoais desapareceram
Este tipo de situação é realmente preocupante, pois ainda existem algumas ameaças destinadas a apagar ou criptografar informações, movendo documentos de um lugar para o outro.

7- O antivírus desapareceu, o firewall está desativado
Outra característica típica de muitas ameaças é desativar sistemas de segurança (antivírus, firewall, etc…) instalados no computador. Se um programa é desligado pode significar uma falha de um software específico, mas se todos os componentes de segurança estão desativados, o sistema certamente está infectado.

8- O computador está em uma língua estranha
Se o idioma de certos aplicativos e programas for alterado, ou se a tela se movimentar, ou se somem atalhos do seu desktop, é possível que seu sistema esteja infectado.

9- A Biblioteca de arquivos (para executar programas, jogos e etc…) desapareceu do computador
É mais uma indicação de que o PC está infectado, mas também pode ocorrer devido a uma instalação incompleta ou incorreta de programas.

10- O computador ficou louco
Se o computador começar a agir por conta própria, enviar e-mails, abrir sessões de internet e aplicativos sem seu conhecimento, é um sinal de que ele está comprometido por um malware.

Como se livrar das ameaças

A melhor opção é , ou mais, no computador. “O usuário não precisa desinstalar a solução antiga, ele simplesmente pode experimentar um antivírus online grátis. É sempre importante ter uma segunda opinião sobre a saúde do seu computador, pois assim você pode salvar seus dados, sua privacidade e em alguns casos, seu dinheiro”.

Seguidores